Caubras

Perguntas Frequentes

Deixamos aqui algumas perguntas mais frequentes que recebemos antes de iniciarmos um Projeto de Arquitetura.

Se você tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para nos mandar sua dúvida via whatsapp ou para nosso e-mail  comercial@caubras.com.br, por mensagem no whatsapp ou ligar para 0800 252 0800.

Basicamente podemos dividir o processo completo em 6 etapas:

1.    LEVANTAMENTO: Fazemos uma visita no seu imóvel e medimos todos os ambientes contratados. Simultâneo a isso nós aplicamos um questionário de estilo de vida, rotina pessoal e gostos para que possamos te conhecer melhor e entender o que você espera do nosso projeto.

2.    ESTUDO PRELIMINAR: Depois de analisar todos dados que levantamos nós elaboramos o primeiro estudo, com plantas de disposição de mobiliário e imagens em 3D. Esse estudo é submetido a sua aprovação e vai sofrendo alterações até que se chegue ao resultado desejado.

3.    REUNIÕES DE ESPECIFICAÇÕES: Nessa etapa nós definimos todas as cores, materiais e acabamentos que serão utilizados no projeto. As vezes escolhemos tudo no escritório, na obra e as vezes vamos às lojas avaliar juntos nossas opções.

4.    DETALHAMENTO: Nessa etapa desenhamos todos os detalhamentos que serão entregues para os prestadores de serviço orçarem e executarem os projetos. Aqui são produzidas as plantas de demolição, construção, troca de revestimentos, forro, iluminação, marcenaria, esquadrias, marmoraria, pintura, planilhas quantitativas de materiais e listas de compras de cortinas, mobiliário solto, quadros e decoração.

5.    ORÇAMENTAÇÃO GERAL: Fazemos um orçamento com um fornecedor de cada área de execução para que você possa balizar outros orçamentos e dar o pontapé inicial na obra, independente da contratação do acompanhamento de obra.

6.    ACOMPANHAMENTO DE OBRAS: Pode ser contratado em 3 modalidades diferentes e é uma ajuda para que você consiga executar sua obra com mais tranquilidade.

Sim! Temos vários serviços relacionados à obra e você pode escolher qual deles se encaixa melhor no seu perfil. 

O acompanhamento pode ser feito de maneira virtual (via whatsapp para tirar dúvidas, conferir orçamentos), por visitas avulsas à obra ou então o acompanhamento geral, mais completo que inclui a organização das equipes, elaboração de cronogramas, conferência de materiais e visitas periódicas de vistoria na obra.

É importante dizer que só damos suporte de obra aos clientes que fizeram o projeto conosco.

Nós propomos em fazer o Acompanhamento e o Gerenciamento da Obra, posteriormente à realização dos Projetos de Arquitetura e de Interiores.

Oferecemos 2 tipos de serviços:

1 – Visitas técnicas regulares à obra, para fiscalização da execução dos serviços;

2 – Coordenação e Gerenciamento da obra: estaremos diariamente envolvidos na obra, orçando materiais e serviços, mediando as contratações e os pagamentos, recebendo materiais e fornecedores, fiscalizando os serviços, etc. Monitoraremos a obra por completo, passando relatórios regulares sobre a evolução dos serviços e dos gastos. Nossa proposta é garantir a qualidade da execução e sua conformidade com o projeto, respeitando os prazos e o orçamento gerando tranquilidade para nossos clientes.

É o serviço que criamos para atender clientes que necessitam de ajuda para pequenas reformas ou alterações pontuais de mobiliários existentes e não precisam necessariamente de um projeto completo. É uma solução para quem busca velocidade e baixo custo.

Trabalhamos com os seguintes de Projetos de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Interiores, Reformas e Regularização:

  1. Residenciais: Apartamentos, Casas, Sobrados e Edifícios;
  2. Projetos de Arquitetura de Interiores: Residenciais e Comerciais;
  3. Corporativo / Comercial: Escritórios, Lojas e demais Espaços Comerciais.

É simples, você pode nos enviar um e-mail para comercial@caubras.com.br, por mensagem no whatsapp ou ligar 0800 252 0800, com as seguintes informações:

  1. Trata-se de uma construção nova ou uma reforma?
  2. Qual será a área aproximada (em metros quadrados) que você pretende construir ou reformar?
  3. Qual é ou quais são os serviços de que você precisa? Projeto de Arquitetura, Projeto de Interiores, Consultoria e/ou Gerenciamento de Obras?
  4. Para construções, por favor nos informe a indicação fiscal ou a inscrição imobiliária do seu terreno (constam no carnê de IPTU). Isso é somente para conseguirmos a Guia Amarela do imóvel (documento emitido pela prefeitura), para analisarmos as restrições e potencialidades do seu terreno.

Em alguns casos, preferimos visitar pessoalmente o terreno/espaço antes de passarmos um orçamento, para avaliarmos o grau de complexidade. Mas não se preocupe, esta visita não terá custo algum.

Depende de cada situação e da complexidade do projeto, mas para você ter uma ideia:

  1. Projeto de Interiores e Detalhamento de Mobiliário de um apartamento de 100,00m² – prazo de 2 a 3 meses;
  2. Projeto de Arquitetura para uma Casa de 200,00m² – prazo de 2 a 4 meses.

Cada projeto demanda um tempo diferente, às vezes é possível realizá-lo em menor tempo.

No caso de construções novas, há adicionalmente o prazo para as aprovações na prefeitura e no condomínio (se for o caso).

Nos informe qual é o prazo que você dispõe que tentaremos nos moldar à sua necessidade.

Sim, e vamos afundo nesse assunto. Gostamos de detalhar todos os móveis que projetamos aqui. Desta maneira, temos certeza de que o mobiliário será executado conforme planejado. O Projeto de Interiores e o Detalhamento de Móveis são materiais completos contendo todas as dimensões e especificações do espaço interno e também do mobiliário. Com estes projetos, marceneiros ou lojas especializadas conseguirão orçar e executar os móveis.

A tabela do CUB (Custo Unitário Básico de Construção) nos dá uma ideia dos futuros gastos. Os dados variam de acordo com a região, o tipo e o padrão do imóvel. Essa tabela é facilmente encontrada na internet, no site do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) do seu estado.

Complementarmente a isso, com a nossa experiência de gerenciamento e acompanhamento de obras, também conseguimos prever alguns gastos específicos mesmo antes de iniciarmos o projeto. Entre em contato conosco através do e-mail comercial@caubras.com.br, por mensagem no whatsapp ou ligar para 0800 252 0800, que veremos qual é o caso que mais se aproxima do seu.

Sim, com a nossa prática profissional, já testamos vários fornecedores dos mais diversos tipos de serviços. E somos muito exigentes em relação aos profissionais que trabalham conosco.

Por isso, o que você precisar de indicação para realizar o seu serviço passamos com o maior prazer.

Um conceito que aplicamos muito aqui no escritório é dar total liberdade de escolha para o cliente. Ou seja, indicamos nossos fornecedores de confiança, mas caso você já tenha alguns fornecedores próprios, não tem problema. O importante é se cercar de profissionais que sejam comprometidos, responsáveis e confiáveis.

O processo de projeto evolui gradualmente. Ou seja, após a primeira conversa, apresentaremos uma ideia inicial para o projeto. Somente avançaremos para a próxima etapa do projeto após a sua aprovação, e assim sucessivamente.

Imagine que a primeira ideia que mostramos não te agradou. Não tem problema, desenvolvemos novos estudos até você gostar. O processo natural do projeto é esse “vai e volta”, é desta forma que acontece o desenvolvimento.

Geralmente incluímos até 2 revisões nos estudos iniciais para garantirmos que o projeto seja o melhor projeto para o cliente.

Fazemos projetos para qualquer lugar do Brasil. Já realizamos projetos em diversas cidades do Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Bahia.  

O melhor é contratar os dois profissionais, cada um em sua área específica:

  1. Para o Projeto de Arquitetura, contrate um arquiteto. A nossa formação acadêmica nos permite ter uma visão global e humana da construção. Otimizamos o aproveitamento do terreno, distribuímos e dimensionamos precisamente os ambientes. Harmonizamos a funcionalidade com a estética. Como resultado, um bom projeto confere economia e salubridade à obra, ao mesmo tempo em que valoriza o patrimônio.
  2. Para os Projetos Complementares (Estrutural, Hidrossanitário, Elétrico, Ar-Condicionado), contrate um engenheiro. A formação acadêmica de engenharia é voltada para as ciências exatas, pro cálculo. O engenheiro analisa a capacidade de suporte do solo, projeta as fundações, a estrutura e as instalações da obra. Nós temos parceiros para te indicar.

Acreditamos que esta é a melhor forma em que ambas as profissões podem servir a sociedade; é o modo que trará maiores benefícios para você e sua família.

O projeto arquitetônico é um conjunto de desenhos explicativos que detalha sua edificação para que o profissional responsável pela construção possa executar sua obra do jeito que ela foi planejada (garantindo que o que você vê no projeto é o que será construído). Ou seja, um plano com todas as informações necessárias para execução da obra, que pode ser utilizada para aprovação em qualquer órgão ou empresas de financiamentos.

  • Imagens perspectivas.
  • Planta de Layout: Consta a implantação do mobiliário, para auxílio na decoração.
  • Fachadas: Constam as elevações do prédio, no mínimo de 2 (duas), com as especificações de acabamento e detalhes.
  • Planta Baixa: É a planta pronta para construir, nela estão definidas todas as dimensões, especificações de acabamentos de piso, parede e forro, níveis horizontais, vãos de portas e janelas, locação e projeções de telhado. Incluímos tabelas de área, de acabamento e de esquadrias.
  • Cortes: Constará os cortes, no mínimo de 2 (dois) para total compreensão do projeto, são definidas as alturas de forro, telhado e níveis verticais.
  • Planta de cobertura: Desenhos que demonstram as águas (caimentos) do telhado, especificações, beirais, calhas e rincões (onde houverem).
  • Os Projetos complementares;
  • Projeto Elétrico;
  • Projeto Hidrossanitário;
  • O Projeto Estrutural;
  • Projeto de Paisagismo.
  • A construção da obra;
  • O registro da obra na prefeitura da sua cidade. Este deve ser feito pelo executor da obra.

Sim. O projeto adquirido em nosso site contém todas as informações técnicas necessárias para ele ser aprovado nos órgãos públicos. Caso a prefeitura exija outros elementos faremos as devidas adaptações para você, desta forma você adquire a primeira e mais importante fase do processo: O projeto de arquitetura, sendo necessário somente escolher um profissional local para fazer a aprovação nos órgãos competentes e acompanhar a construção.

  • Para acompanhar o perfeito andamento da sua obra.
  • Já com nosso projeto em mãos você apenas pedirá para um engenheiro ou construtor de sua confiança conduzir a execução do projeto. Pode ser o mesmo profissional que fez a aprovação da obra em sua cidade.

Os projetos serão enviados das seguintes formas: projeto digital em PDF e DWG via E-mail.

  • PDF é o arquivo pronto para impressão e de fácil visualização.
  • DWG é o arquivo do projeto próprio do Autocad. Como não fazemos o projeto estrutural o arquivo DWG pode agilizar o processo do engenheiro calculista.

Boleto bancário e/ou cartão de crédito através do PagSeguro. Escolhemos o PagSeguro como empresa intermediadora de nossos pagamentos, isto confere muito mais praticidade e segurança ao processo de pagamento.

Sim, o valor do projeto continua o mesmo, entretanto ao parcelar é acrescida a taxa de juros da operadora do seu cartão.

Disponibilizamos a opção de pagamentos através do Pag Seguro. O Pag Seguro é uma empresa do grupo UOL, realizando o pagamento junto ao Pag Seguro, o valor pago ficará bloqueado até que o projeto seja entregue, e caso não receba terá até 14 dias para abrir uma reclamação e receber o valor de volta, ou seja, é a garantia de entrega do seu projeto.

Sim. Nosso site possui um ambiente próprio (não compartilhado) de segurança, isto significa que todos os dados são criptografados e protegidos contra interceptação. Algumas áreas do site (solicitação, central de mensagens, pagamentos, entre outras) só são acessadas em ambiente seguro. Para confirmar esta informação veja o cadeado em seu navegador de internet e o prefixo HTTPS no endereço.

O tempo depende muito do tamanho do mesmo, o tempo necessário será definido junto a proposta.

Urbanismo é …